Educação Infantil – Elogie do jeito certo

2 dez

Pessoal,

Vi um texto que me chamou a atenção. Acho que é uma lição muito legal para os pais de hoje e sempre. Leiam e pratiquem. Assim nossos filhos poderão salvar o mundo que nossa geração está tentando estragar. Quem sabe…

“Elogie do jeito certo

Recentemente um grupo de crianças passou por um teste muito interessante: psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo.
Em seguida, foram divididas em dois grupos:

– O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. Uau, como você é inteligente! Que esperta você é! Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial! E outros elogios à capacidade de cada criança.
– O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa! Menino, que legal ter visto seu esforço! Que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem! E outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.
Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência. As respostas das crianças surpreenderam.

A grande maioria do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa.  As crianças não queriam nem tentar.

Por outro lado, quase todas as do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.
A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos: o ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças inteligentes não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente. As esforçadas não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases como: – Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração. – Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo… Você é ético. – Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram… Você é solidária.

Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança, que tenderá a repeti-los. Isso não é tática paterna, é incentivo real. Elogiar superficialmente é mais fácil para os educadores, pois tais expressões quase sempre são padrões e não exigem reflexão por parte de quem as diz. Mas, os pais esforçados não devem estar atrás de soluções fáceis, mas sim das melhores soluções para a educação de seus rebentos.
Aprendamos,assim, a elogiar corretamente, reforçando comportamentos positivos, contribuindo na formação de homens e mulheres de bem.”

Texto de Marcos Méier. Fonte: www.momento.com.br

Querido autor, suas palavras foram muito bem colocadas e a idéia do texto muito feliz.

Querida filha, espero que mamãe consiga fazer do jeito certo para que você possa ser a melhor pessoa que puder ser. Intenção não falta.

Dani

9 Respostas to “Educação Infantil – Elogie do jeito certo”

  1. Mary dezembro 8, 2011 às 9:26 am #

    Gostei desta!

    • opiniaosa dezembro 8, 2011 às 9:47 am #

      Obrigada Mary!
      Quando sair o post te mando o número que vc vai concorrer.
      Bjs
      Dani

    • opiniaosa dezembro 9, 2011 às 9:35 am #

      Mary,

      Para participar do sorteio, você precisa também dar um Follow no blog. Veja no canto superior direito. Se tiver dúvidas, me fale.
      Bjs
      Dani

  2. Cassia Fracacio dezembro 13, 2011 às 8:35 am #

    Gostei mais desta.

    • opiniaosa dezembro 14, 2011 às 11:46 am #

      Oi Cassia,

      Obrigada por participar! Tenha certeza que fizemos com o maior carinho. A informação que todos vocês estão nos passando será muito útil para nós. Assim conseguiremos fazer um blog com mais matérias que vocês queiram ler.

      No entanto, para o sorteio não registramos seu email no Follow. (etapa obrigatória). Enviamos email para sua caixa informando como cumprir esta etapa. Não desista. Metade já foi!

      Seja sempre bem vinda aqui.
      Bjs
      Dani

  3. Atena dezembro 13, 2011 às 5:22 pm #

    Gostei muito de seu blog. Peço permissão para postar este texto no Educar é preciso!
    Acho que serve também aos professores e não só aos pais.
    abraços

    • opiniaosa dezembro 13, 2011 às 6:38 pm #

      Olá Atena,

      Claro que permitimos! Temos que divulgar e incentivar as boas atitudes. Só peço a gentileza de nos citar como fonte em um link para o nosso blog. Pode ser? Obrigada por nos prestigiar! Me avise quando postar.
      Siga nosso blog, aproveite que estamos fazendo sorteio de um kit de produtos da Kiehl´s.
      Bjs e seja sempre bem vinda,
      Dani

  4. ELIANE RAMOS DE SOUZA dezembro 20, 2011 às 1:02 am #

    Gostei mais desta.
    VISITANDO O BLOG. AMO O BLOG. SIGO O BLOG
    NOME: ELIANE RAMOS DE SOUZA
    SEGUIDORA: ELLIANE RAMOS
    EMAIL: ellianeramos@hotmail.com
    ESTADO: RIO DE JANEIRO
    PAÍS: BRASIL
    OBRIGADA. BEIJOS
    X
    X
    X

    • opiniaosa dezembro 20, 2011 às 7:44 pm #

      Oi Eliane,

      Ficamo felizes que tenha gostado da matéria.
      Temos outras sobre Educação Infantil que talvez possa se interessar.

      Bjs
      Dani

Obrigada por escolher comentar aqui. Seu comentário éstá sendo moderado. Assim que for liberado, aparecerá aqui. Todos os comentários neste blog serão respondidos, desde que contenham email correto, não possuam palavras de baixo calão e não seja anônimos. Estes serão sumariamente apagados.