O cheiro da saudade no mundo dos congelados

13 dez

Gentes,

Quem ainda faz as comidas que comíamos na infância?

Tenho algumas aspirações culinárias, pois sempre gostei de cozinhar. Fazer molho de macarrão gostoso (família italiana, já viu!). Aprender a fazer esfiha (essa não sei explicar). Essas coisas.

Mas hoje, olhando a Clarissa (minha filha de 1 ano), pensei que, daqui a algum tempo, gostaria de fazer algumas das comidas que existiam na minha infância para ela. Pratos e doces que minha vó fazia e que não vejo mais: pudim de pão, bracciola com ovo (cheia de palitos que parecia um asteróide), gelatina colorida, bolo simples sem nada – nada mesmo!, bolo de fubá que não era cremoso. Minha tia avó fazia bolinho de batata com queijo e carne. Minha mãe, bolo de carne e bolinho de chuva. Minha bisavó, arroz de carreteiro.

Algumas dessas receitas, podem ser encontradas na Internet. Mas, gente, não fica igual. Penso que devia ter passado mais tempo com minhas velhinhas aprendendo o segredo. A indústria ainda consegue reproduzir bolinho de chuva em saquinho, mas não creio que consigam o mesmo com pudim de pão e bracciola de ovo. Até porque os bolinhos de chuva de saquinho ficam muito perfeitos e não dá pra reproduzir as deliciosas imperfeições de antes: compridinho demais, queimado por fora e cru por dentro – eu e meus irmãos chamávamos de bostolinho. hahaha. Acabaram-se os bostolinhos!!!

Vou me comprometer, quando tiver algum tempo livre, em tentar reproduzir algumas das receitas antigas. Pelo menos as que a minha mãe ainda pode me passar. As outras vão ficar na memória. Se eu me concentrar bastante consigo sentir o saudoso cheirinho da bracciola enquanto cozinhava na panela…Vou ter que me contentar.

Acho meio triste que minha bebê, daqui 30 anos, terá um ataque de nostalgia com Congelados (!) : as lasanhas da Sadia, pizzas da Perdigão e chickenitos. 😦

Dani

Sorteio acontecendo no blog: 1 Necessaire com 13 produtos L´Occitane! Inscrições até: 14/02. Participem!

12 Respostas to “O cheiro da saudade no mundo dos congelados”

  1. Juliana dezembro 13, 2011 às 11:54 am #

    VERDADE MAIS QUE VERDADEIRA!!

  2. Beauty 'n' Roll dezembro 13, 2011 às 4:04 pm #

    Concordo viu P. e D.? Nunca consegui fazer, nunca consegui comprar bolinhos de chuva ou bolos idênticos aos caseiros da minha avó. Com exceção do meu primo que é expert em bolinhos de chuva kk’

    • opiniaosa dezembro 15, 2011 às 5:35 pm #

      Que bom que seu primo salvou a receita!!! Ele sabe fazer bracciola com ovo???
      Desculpe, mas eu tinha que perguntar.rs

      Estou participando do seu blog. Adorei!

      Seja bem vindo aqui também.
      Bjs
      Dani

  3. LeMarc dezembro 13, 2011 às 6:23 pm #

    Que texto delicioso! Parece a comida da nossa infância, mesmo.
    O material oferecido aqui vale mesmo a leitura. Parabéns!

    Abraço!

    LeMarc

    • opiniaosa dezembro 15, 2011 às 5:36 pm #

      Oi LeMarc,

      Que bom que gostou! Ficamos felizes com isto 🙂
      Também visitei seu blog e achei demais!!!!

      O Layout é fantástico! Um dia o Opinião chega lá. rs

      Seja sempre bem vindo aqui.
      Bjs
      Dani

  4. josiane de oliveira alves dezembro 13, 2011 às 8:30 pm #

    Gostei mais desta.

    • opiniaosa dezembro 14, 2011 às 12:32 pm #

      Oi Josiane,

      Ficamos felizes com a sua presença aqui. A informação que todos vocês estão nos passando será muito útil para nós. Assim conseguiremos fazer um blog com mais matérias que vocês queiram ler.

      Bos sorte no sorteio!
      Bjs
      Dani

  5. Fernanda dezembro 18, 2011 às 5:28 pm #

    Gostei dessa

    • opiniaosa dezembro 18, 2011 às 7:29 pm #

      Oi Fernanda,
      Ficamos felizes que esteja participando do sorteio.
      Envio seu número ainda hoje se todas as etapas foram cumpridas.

      Seja sempre bem vinda. Boa sorte!
      Bjs
      Dani

  6. Neusa Marina Freitas janeiro 11, 2012 às 1:57 pm #

    Se você fizer a gentileza de colocar receitas dos “antigos” bolinhos de chuva, mesmo que cru por dentro, do pudim de pão com goiabada… Tenho 54 anos e participei dessa fase. Minha mãe usava também nos pudins de pão: passas de uva, banana e tudo o que sobrasse. FICAVA MUITO BOM!!!

    • opiniaosa janeiro 11, 2012 às 3:19 pm #

      Oi Neusa,

      Eu sei!!! Pudim de pão é tudo de bom. Minha avó fazia um simples mesmo, mas que acabava na mesma hora. Quente mesmo. rs Não tenho essa receita comigo. Posso ver com a minha mãe e te falo.
      Mas a do bolinho de chuva eu tenho. Só tem um problema, elas faziam tudo a olho sabe? Era um pouquinho disso com mais um pouco daquilo. Vou tentar ser fiel aqui:

      Receita Bolinho de Chuva Antigo (rs)
      2 ovos inteiros
      2 xícaras de farinha de trigo (rasas)
      1/2 xícara de açúcar
      1/2 xícara de leite
      Açúcar misturado com um pouco de canela para jogar por cima

      A massa era misturada a mão, batendo com a colher mesmo. Se ficar muito mole (lembre-se que elas faziam a olho – mole é quando o bolinho espalha demais e fica em formato quase de bastão e não bolinha), coloque um pouco mais de farinha. Se ficar pouco doce, coloque um poco mais de açúcar. Se ficar grossa (quando a massa demora a cair da colher na frigideira), coloque um pouco mais de leite. Só não acrescentavam mais ovos.

      A massa muito grossa é que fazia os famosos bostolinhos.

      Se você fizer e der certo, me avisa? Ou me manda um pouquinho? rs
      Prometo que vou ver se acho a receita do pudim de pão no caderno despencado da minha mãe.

      Obrigada por comentar aqui.
      Seja sempre bem vinda 🙂
      Se gostou das matérias, siga nosso blog.
      Bjs
      Dani

Obrigada por escolher comentar aqui. Seu comentário éstá sendo moderado. Assim que for liberado, aparecerá aqui. Todos os comentários neste blog serão respondidos, desde que contenham email correto, não possuam palavras de baixo calão e não seja anônimos. Estes serão sumariamente apagados.